Foto: CPAD (Vitor Campos)
Cerca de 193 inscritos estiveram reunidos no auditório da Faculdade Evangélica das Assembleias de Deus (FAECAD), para participar do Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Escola Dominical (CAPED), em virtude dos 100 anos das Assembleias de Deus no Estado do Rio de Janeiro e em celebração aos 50 anos do evento. O curso é promovido pela CPAD, em parceria com a CGADB e iniciou às 9 horas da manhã desta sexta (7).
O gerente de publicações da CPAD, pastor Alexandre Coelho, ministrou a primeira plenária intitulada de “Escola Dominical”. O professor contou a história da Escola Dominical e abordou a importância de ter uma Escola estruturada com professores preparados. “O saudoso pastor Antônio Gilberto viu a necessidade de preparar os professores. Pois não adianta o professor chegar em uma classe e falar 40 ou 50 minutos de Gênesis a Apocalipse sem ter uma metodologia”, afirmou o pastor.
“A educação cristã precisa de um método, então, dentro do perfil dos alunos podemos ministrar. E não se esqueça que os pais tem uma influência muito grande na transmissão da Palavra de Deus aos seus filhos dentro de casa”, explicou.
Após a primeira aula, o pastor Alexandre Coelho apresentou os preletores convidados: pastor Esequias Soares, comentarista da revista Lições Bíblicas para Adultos da CPAD, presidente da AD em Jundiaí (SP), Comissão de Apologética da CGADB e do Conselho Deliberativo da SBB e autor de várias obras publicadas pela CPAD; pastor Douglas Baptista, presidente do Conselho de Educação e Cultura da CPAD e comentarista das Lições Bíblicas de Adultos da CPAD; professora Telma Bueno, jornalista, editora das revistas de jovens e maternal da CPAD, autora e palestrante das conferências da CPAD e a veterana professora Helena Figueiredo, pedagoga, especialista em Administração Escolar, autora da CPAD e uma das fundadoras do CAPED.
O pastor Esequias Soares ministrou a segunda aula sobre Bibliologia e agradeceu a oportunidade de palestrar pela primeira vez no CAPED. “A Bíblia é a Palavra de Deus, ilumina nosso caminho, dá sabedoria aos simples e é único livro que deve ocupar a mente das pessoas. Essas são algumas razões de estudarmos a Bíblia”, afirmou o pastor.
A terceira plenária ficou com a veterana, professora Helena Figueiredo, de 88 anos, que já está aposentada, mas honrosamente aceitou o convite da CPAD para estar nesse CAPED do Centenário. Segundo a professora, “é uma honra estar atendendo esse convite e posso dizer falo há 50 anos sobre a Pedagogia, mesmo livro escrito pelo saudoso pastor Antônio Gilberto e posso dizer conforme lemos em Lamentações, novas são a cada manhã as misericórdias do Senhor e tenho certeza que esse mesmo assunto será renovado nos corações dos irmãos a partir desse evento. Os recursos podem mudar, as técnicas se atualizam, mas a Palavra de Deus é a mesma. Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre”, enfatizou a professora.
Irmã Helena destacou que o professor precisa se dedicar ao ensino, conforme está escrito em Romanos 12.7. “Os bens materiais na igreja não se relacionam com a Palavra de Deus, mas sim o investimento que fazemos em alunos com ensino da Palavra de Deus, por isso, o pastor deve investir na Escola Dominical, principalmente, na área infantil. Jesus sempre valorizou as crianças”.
Também estiveram presentes neste primeiro dia do CAPED, o presidente da CEADER, pastor Flávio Marinho; o presidente da CEADERJ, pastor Elizeu Menezes; o secretário-executivo da CGADB, e o pastor Alexandre Florêncio, que veio representando o presidente da CGADB, pastor José Wellington Bezerra da Costa Júnior.
O CAPED continua com a sua programação no período da tarde. Em breve mais informações.
0 Comentários