O cristão ainda pode ser interrogado e preso de novo pelas autoridades iranianas (Foto: Article 18 / Portas Abertas)
O líder cristão Hossein Sha’bani, de 47 anos, conhecido como Youhana, foi preso em meio à celebração do 45º aniversário da República do Irã, no início desta semana. Ele foi acusado de “atividades de ensino contrárias à santa religião do islã ao compartilhar falsas doutrinas religiosas” por liderar uma igreja cristã naquele país.
Houssein é casado e tem dois filhos pequenos. Ele foi informado sobre as acusações pelo promotor da delegacia em Karaj, uma cidade próxima a Teerã, capital do Irã. Ele havia sido interrogado durante três horas por agentes da Inteligência Iraniana algumas semanas antes da condenação.
Após as acusações, Houssein foi obrigado a pagar uma fiança de 300 milhões de tomãs (aproximadamente 3.500 dólares) para ser liberto. A fiança não significa que ele foi inocentado. Elas permanecem e ele continua sob o risco de ser preso novamente.
Em 2023, ao menos 166 cristãos foram presos e 21 condenados a longas sentenças no Irã. Segundo a Portas Abertas, o país é o 9º na Lista Mundial da Perseguição 2024.
Com informações: Portas Abertas (04.04.24)
0 Comentários